Este foi um post publicado hoje na fanpage da renomada clínica americana, Mayo Clinic; como eu achei interessante e educativo, e resolvi resumir e postar aqui!
"Lanchinhos não necessariamente são ruins e podem tapear a fome e ser fonte de energia e nutrientes para as crianças. Vejam algumas dicas de como fazer lanches saudáveis para as crianças:
1. Deixe as junkie foods/porcarias longe de casa e seja um exemplo escolhendo lanches saudáveis para você.
2. Tente sempre optar por grãos integrais
3. Faça misturas gostosas e saudáveis, para deixar os alimentos mais 'chamativos' para as crianças, por ex., frutas dentro de iogurte natural.
4. Amplie o menu, assim a criança come vários alimentos e nutrientes, tente vários tipos de frutas, castanhas, etc. (Veja aqui o post sobre Finger foods)
5. Sirva comidinhas do café da manhã, como ovos, torradas de pães integrais, etc...
6. Adoce o paladar: se a criança é muito ligada em doces, sirva pudins fat-free, frozen yogurt, vitamina de leite e frutas, Tc
7. Faça tudo ficar divertido: corte e decore os alimentos, use palitinhos, faça palavras ou carinhas com frutas, enfim, seja criativa(o)
8. Promova a independência: deixe opções saudáveis ao alcance das crianças
9. Não se deixe enganar: nem sempre comidas fat-free ou diet/sem açúcar são saudáveis, muitas vezes têm muitas calorias e muito sódio. Leia o rótulo sempre.
10. Delimite uma área de refeições: não deixe as crianças comerem pela casa e, principalmente, na frente da televisão.
Ensinar as crianças a comerem bem vai ajuda-las a terem escolhas saudáveis a vida inteira. Comece hoje!!"
Aqui em casa eu bem que me esforço, mas vira e mexe escorrego, principalmente na hora de servir de exemplo e proibir televisão (almoço e jantar eu proíbo, mas lanche não).
E vocês já adotam essas táticas em casa?
E vocês já adotam essas táticas em casa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário